Os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro anunciam uma exposição sobre a obra de Ada de Castro.
A Fadista que, em Julho de 2021, doou o espólio à UA é alvo desta exposição de homenagem e vai marcar presença na cidade.
"Ada de Castro: Se Deus me deu voz foi para cantar" tem abertura às 15h na Sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA.
Trata-se de uma das figuras vivas do Fado.
A afirmação que um dia fez a um órgão de comunicação social, “Se Deus me deu voz foi para cantar”, inspirou o título da exposição que a Área de Museu e Arquivo dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) agora apresenta, com a curadoria científica de Maria Espírito Santo e Nery Borges, ambos investigadores do Inet-MD.
A exposição é composta por painéis que narram a sua vida pessoal e profissional, assim como por objetos pessoais, fotografias, prémios diversos, discos editados, partituras e outros documentos, alguns dos quais mostrando facetas menos conhecidas da artista, como o seu gosto pela pintura e pelo desenho.
Será ainda possível assistir a uma entrevista gravada em vídeo, assim como a outros momentos da sua carreira.
Entre todos os motivos de interesse encontram-se ainda alguns traços da relação que a mesma mantinha a escritora Fernanda de Castro e com os compositores Frederico e Elvira de Freitas.
A exposição estará patente até dia 15 de novembro.