O Bloco de Esquerda saúda a proibição do glifosato no espaço público já assumida por iniciativa do Governo que, dentro de um mês, vai aprovar legislação para proibir o uso do glifosato em espaços públicos.
Agora que a medida vai merecer decisão nacional, o BE espera que a Câmara de Aveiro encontre as alternativas necessárias. A autarquia tinha anunciado a intenção de esgotar o stock de produtos mas com a mudança na legislação fica obrigada a tomar decisões em busca de alternativa.
“Em relação a esta matéria, o executivo municipal, apoiado pelo PSD e CDS, tem protagonizado um autêntico ziguezague, demonstrando não ter qualquer ideia nem projeto para parar com a utilização deste perigoso herbicida e melhorar a saúde e qualidade de vida dos aveirenses”.
O Bloco de Esquerda considera que a atuação do Presidente de Câmara “ao sabor da intensidade mediática do caso não foi séria e não defendeu a população”. E deixa críticas aos partidos da maioria.
“Também para o PSD e CDS, a solução seria continuar a expor a população de Aveiro a este composto carcinogénico. Felizmente a lei nacional irá proibir a utilizar deste composto em espaços públicos e assim, defender a saúde pública”.
O glifosato é um herbicida considerado potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde, associado ao Linfoma Não-Hodgkin, um dos cancros que mais se regista no país com 1.700 novos casos por ano.