"Luz verde" do Tribunal de Contas ao sistema de carregamento do ferry elétrico.
O Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro e o agrupamento de empresas constituído pela Ahlers Lindley e a ETG – Empresa de Transportes e Gestão, para a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.5 milhões de euros.
Os sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona próxima aos cais de atracação do Salicórnia (nome da embarcação), em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente, fator por demais importante na operacionalidade das travessias e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.
Esta decisão é conhecida depois da CMA ter já adjudicado à empresa E-REDES (antiga EDP), pelo valor de 162.030,98€, os trabalhos de ligação à rede elétrica (dos PT públicos aos PT privados), nas imediações dos dois cais de atracação da embarcação, em São Jacinto e no Forte da Barra.
O novo Ferryboat 100% Elétrico, a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, está a ser construída pelo Grupo ETE, no seu estaleiro da Navaltagus, para a CMA num investimento global que ascenderá aos 9 milhões de euros, incluindo a embarcação, o sistema de carregamento e a obra de ligação elétrica dos cais de atracação.
O navio vai contribuir com zero emissões de CO2, o que permitirá a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação, alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).
Ao que tudo indica poderá começar a operar este verão.