A sessão oficial de abertura da Aveiro Tech Week, que se realiza esta segunda-feira, dia 11, inclui a abertura do novo Hub Tech City no ATLAS Aveiro.
Após a abertura, segue-se a visita a algumas das instalações tecnológicas e artísticas que integram a oferta da Aveiro Tech Week, seguindo-se a inauguração do novo Hub Tech City, no Edifício ATLAS Aveiro.
O arranque do périplo pela cidade está marcado para as 14h30, no Aveiro Tech City Living Lab, Cais da Fonte Nova.
Mostra várias inovações ao nível da Sensorização em espaço público para segurança automóvel e pedestre; 5G no suporte à comunicação Veículo-Veículo; Guia interativo multimédia e realidade aumentada no apoio a visitas a museus e espaços públicos e História de Aveiro em realidade aumentada e no espaço público.
A sessão encerra, às 16h15, no auditório do Teatro Aveirense com intervenções de Ribau Esteves, Presidente da CMA, de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, de Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal e de José Manuel Fernandes, deputado ao Parlamento Europeu.
A decorrer entre os dias 11 e 17 de outubro, a Aveiro Tech Week é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e é composta pelos eventos CRIATECH, TECHDAYS Aveiro e PRISMA / Art Light Tech, numa estratégia programática que alia tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências.
Com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City, a Aveiro Tech Week posiciona o município de Aveiro no epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.
João Machado, vereador da Câmara de Aveiro, diz que é um festival eclético, para todas as idades (com áudio)
Sob o mote “Building Our Future”, o evento Techdays Aveiro propõe um programa de tech sessions, que pretende juntar, no mesmo palco, oradores nacionais e internacionais para debaterem a importância da tecnologia na gestão das cidades e aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
A participação nas sessões é aberta ao público, mas sujeita a reserva, estando o espaço limitado a 310 lugares.
Também é possível assistir via livestream, através dos canais oficiais do evento.
Durante os sete dias do Aveiro Tech Week serão ainda dinamizados diversos workshops de curta ou longa duração, com transmissão em direto, dedicados a diferentes temáticas, entre as quais Criatividade e Inovação, Laboratórios Urbanos, Emprego e Formação e ainda Cidadania Ativa.
Crianças e jovens são desafiados ao contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e a partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que, no ano letivo 2021/2022, já estará instalada e implementada em todos os estabelecimentos de Ensino do Município.
João Machado destaca o vetor da educação como pilar da iniciativa (com áudio).
O evento apresenta ainda, no centro urbano da cidade, exposições que darão visibilidade a diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Qualidade do ar e estacionamento estão entre as áreas monitorizadas (com áudio)
Haverá área de Gaming no Parque de Exposições de Aveiro, criação artística em espaço público e festival de luz combinando instalações de arte contemporânea e atividades lúdicas em espaço público.