Já é possível apresentar candidaturas para utilizar de forma gratuita o Aveiro Tech City Living Lab (ATCLL) através do endereço https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/aveiro-tech-city-living-lab. Este laboratório a céu aberto, resulta de um investimento da Câmara Municipal de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações, da Altice Labs e da Universidade de Aveiro, com o objetivo de criar uma infraestrutura avançada de comunicações e uma plataforma urbana de gestão de dados inovadora que pretende dar oportunidade a investigadores, indústrias digitais, startups, scaleups e centros de investigação, de experimentar e testar os seus produtos e serviços digitais no espaço público, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até 31 de dezembro de 2021.
A infraestrutura de acesso está suportada em tecnologia de fibra de última geração, unidades de rádio reconfiguráveis, rádio 5G-NR e serviços de rede 5G, agregando e interligando uma panóplia de sensores e unidades remotas de recolha de informação que se estende por toda a área urbana da cidade de Aveiro. A plataforma urbana digital permitirá a recolha, tratamento e análise dos dados, possibilitando a partilha de informação de várias fontes (e.g. sensores, aplicações e BD municipais e fontes de dados externas), fornecendo serviços analíticos e a possibilidade de construção de serviços preditivos para os diferentes domínios específicos de gestão da cidade. Será ainda prestado suporte técnico aos utilizadores do ATCLL, permitindo retirar o máximo rendimento das potencialidades da infraestrutura, dos serviços da plataforma urbana e dos dados disponíveis.
A plataforma urbana digital permitirá a recolha, tratamento e análise dos dados, possibilitando a partilha de informação de várias fontes (e.g. sensores, aplicações e BD municipais e fontes de dados externas), fornecendo serviços analíticos e a possibilidade de construção de serviços preditivos para os diferentes domínios específicos de gestão da cidade.
O ATCLL foi criado com o objetivo de estimular a implementação de projetos de investigação cientifica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas comerciais em ambiente urbano; atrair e reter talento, nomeadamente organizações inovadoras de base tecnológica, investigadores, indústrias digitais, empreendedores e outros stakeholders nacionais e internacionais; e potenciar a transição da cidade de Aveiro para uma economia baseada no conhecimento, com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Aveiro está empenhada em desenvolver, em conjunto com os seus parceiros estratégicos nesta área, um centro urbano tecnológico de referência a nível nacional, mas também europeu, que potencie o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas da Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, através da criação através da criação deste Laboratório de Experimentação e Inovação Tecnológica.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.