As crianças voltaram a ocupar o espaço público para brincar e as famílias ganharam confiança para um regresso ao convívio no centro das cidades.
A 1.ª edição da atividade “Kit a Nossa Rua”, na Rua Almirante Cândido dos Reis, em Aveiro, assinalou o triunfo deste projeto no Orçamento Participativo e tudo o que significa o regresso das famílias ao espaço público.
Aplicação de um dos projetos vencedor do Orçamento Participativo de Aveiro com a disponibilização de um conjunto de elementos que potenciam o desfrute de ruas, praças e jardins.
São elementos que permitem identificar área de lazer para crianças e familiares mais velhos.
Retomada uma tradição que conseguia manter o espaço público como área de encontro e lazer e não apenas circulação a caminho de um qualquer ponto de destino.
A organização quis vincar a ideia com este projeto e o domingo de lazer foi a alavanca.
Ivo Prata, do coletivo proponente, explica que o simples gesto de fazer o encontro das famílias com a rua é “histórico” e pode marcar um ponto de viragem (com áudio)
O povo saiu à rua para transformar o espaço público em zona de lazer e o que já foi normal no passado quer retomar esse lugar central dos cidadãos nas ruas.
Ivo Prata falou desta e de outras experiências como essenciais para dar, de novo, vida aos bairros e às ruas (com áudio)