Chama-se “Salicórnia” o ferry em construção no Seixal e que vai operar entre São Jacinto e o Forte da Barra naquela que será a primeira travessia com recurso a energia elétrica em ferries no sul da Europa.
A Câmara de Aveiro e a construtora guiaram uma visita ao local para mostrar o estado dos trabalhos.
Esta nova embarcação, em construção no estaleiro Navaltagus, deverá começar a operar no verão deste ano.
Depois de testes, entra em fase de acabamentos e vai depender das licenças e dos postos de carregamento para começar a operar.
A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, está a ser construída pelo Grupo ETE para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) num investimento da Autarquia de 7.326.490,13€.
Na sessão que contou com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves e dos Administradores do Grupo ETE, Luís Nagy e Luís Mira de Oliveira, foi possível visitar a zona de acesso das viaturas e o piso superior, local dedicado ao transporte de passageiros, de onde se destaca a vista panorâmica 360º, o que vai permitir usufruir de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
Ribau Esteves explica que o nome do ferry deixa vincado um dos símbolos da laguna (com áudio).
“Quisemos um nome que se ligasse ao território, que fosse da Ria e da Região de Aveiro um elemento diferenciador e que demonstrasse a capacidade de adaptação, de reinvenção tornando um mal dispensável num bem relevante, testemunho de sustentabilidade e de boa gestão da natureza e da sua relação com o homem. Relembro que, em Aveiro, esta é uma ligação de várias centenas de anos e que a sustentabilidade ambiental é algo fundamental para que possamos viver desde sempre o fantástico território Aveirense”.
Para o Grupo ETE, este projeto vem reforçar a sua aposta em soluções ambientalmente sustentáveis, bem como destacar as suas competências na Engenharia e Construção Naval, posicionando-o no mercado com uma capacidade de resposta maior a projetos semelhantes no futuro.
Em simultâneo, fomenta a indústria naval portuguesa, elevando-a a exigentes padrões de qualidade e fiabilidade, nos quais o Grupo se revê.
“A construção do 1º ferryboat elétrico de Portugal, é para nós, Grupo ETE, um motivo de enorme satisfação, pois permite-nos dar resposta a um desafio na área da mobilidade, bem como reforçar aquela que é a nossa estratégia de transição para uma engenharia naval mais sustentável e ambientalmente responsável”, afirmou, durante a visita, Francisco Barbosa, Diretor do Estaleiro Navaltagus, empresa do Grupo ETE. Acrescentou ainda que “este projeto é também um exemplo do duplo compromisso do Grupo ETE com o país, na medida em que terá um contributo vísivel para a promoção dos estaleiros e da sua capacidade de desenvolver soluções a nível nacional, bem como contribuirá para o desenvolvimento da Região de Aveiro, onde o Grupo marca presença há mais de 30 anos.”
A autarquia adjudicou, no passado mês de novembro, a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.409.479€ ao agrupamento de empresas constituído pelas Ahlers Lindley, Lda. e a ETG – Empresa de Gestão e Transporte S.A..
Os sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona adjacente aos Cais de atracação do navio, em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente, fator por demais importante na operacionalidade das travessias, na eficiência do sistema e do Ferry e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.
áudio publicado no dia 09/03/2023