O presidente da Câmara de Aveiro espera que, em breve, esteja fechado o capítulo da transferência da tutela dos terrenos da antiga lota de Aveiro e "aposta as fichas" na palavra do Ministro das Infraestruturas.
Ribau Esteves foi chamado a comentar, na Assembleia Municipal de Aveiro, a possível intervenção da nova administração portuária no processo.
Na resposta, o autarca diz que não foi o aveirismo dos sucessivos administradores da APA a decidir esse dossiê e não será o de Eduardo Feio a garantir resposta.
Prefere acreditar na palavra de Pedro Nuno Santos (com áudio)
Ribau Esteves e a expetativa de ver encerrado o processo de transferência dos terrenos da antiga lota para as mãos da Câmara de Aveiro que lançou um concurso de ideias internacional para decidir o futuro daquele espaço nobre, na laguna, às portas da cidade de Aveiro.
A entrega de propostas acontece até 20 de Novembro.
Quer definir um conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções.
A ideia é dar cunho cultural, espaço para desportos náuticos e náutica de recreio, “tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico”.
Numa área com cerca de 10 hectares a ideia é criar uma área piloto na construção da cidade com o envolvimento cívico numa solução de equilíbrio na construção da Cidade com neutralidade carbónica.
O vencedor do Concurso recebe 50 mil euros enquanto o 2º e 3º classificados receberão prémios no valor de 10.000€ e 5.000€ respetivamente.