Aveiro integra rota do ciclo “Tratar o cancro por tu”.

Investigadores do Ipatimup voltam à estrada em 2025 e Aveiro estará na rota do ciclo “Tratar o cancro por tu”.

Nesta 4ª edição, investigadores e clínicos estarão em cinco novas cidades para falar de fatores de risco, prevenção e tratamentos.

Quatro anos depois do arranque da iniciativa “Tratar o Cancro por tu” e já com 18 sessões realizadas, que juntaram mais de 2.200 participantes em dez cidades, o Ipatimup regressa “à estrada” para voltar a falar de cancro com a população. 

Até ao dia 3 de abril os cientistas do Ipatimup e alguns dos melhores especialistas locais estarão em Aveiro, Bragança, Setúbal, Viseu e Ponta Delgada para falar, alertar e partilhar conhecimento sobre cancro.

As sessões começaram a 23 de Janeiro em Matosinhos.

No dia 13 de fevereiro haverá sessão em Aveiro no auditório do ISCA.

“A vida após o cancro: cuidar, recuperar e qualidade de vida” é o mote da sessão.

Neste novo ciclo de sessões presenciais sobre literacia de cancro, o objetivo será debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos e alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, colocando os doentes no centro da discussão.

À iniciativa juntar-se-ão novamente alguns dos melhores especialistas nacionais, com destaque para a presença do patologista e investigador Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, e para a participação da atriz Rita Blanco.

Na edição de 2025 as temáticas serão: O papel da hereditariedade: a importância da história familiar e os estudos genéticos (em Matosinhos); A vida após o cancro: cuidar, recuperar e qualidade de vida (Aveiro); Cancro e riscos ambientais: poluição, radiação, sol, fumo passivo e contaminantes profissionais (Bragança); Cancro, alimentação e nutrição: mitos e realidades (Setúbal); Medicina oncológica de precisão e medicamentos inovadores; como ter acesso a estes medicamentos (Viseu); Prevenção e deteção precoce: que cancros podem ser prevenidos? Qual o impacto dos rastreios? (Ponta Delgada).

“É com grande satisfação que o Ipatimup responde a várias solicitações e inclui mais cinco na edição de 2025 (Matosinhos, Bragança, Setúbal, Viseu e Ponta Delgada)”, sublinha José Carlos Machado, vice-presidente do Ipatimup.

Nesta edição, esclarece o investigador, “adotaremos uma abordagem mais transversal, focando perguntas e temas que atravessam diferentes tipos de cancro”.

“Esta mudança reflete a necessidade de abordar o cancro como um fenómeno multifacetado, promovendo uma visão mais integrada, colocando o doente no centro destes diálogos e reforçando o nosso compromisso com uma comunicação acessível a toda a sociedade”.

Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de 'streaming'.