A Igreja das Carmelitas está, de novo, ao serviço da cidade de Aveiro aberta para receber visitantes interessados no património religioso.
Câmara de Aveiro, Paróquia de Nossa Senhora da Glória e Irmandade de Santa Joana Princesa passam a desenvolver trabalho conjunto ao nível da gestão das visitas ao espaço.
Com um investimento de aproximadamente 120.000€ a intervenção na Igreja das Carmelitas incidiu na resolução de patologias associadas à humidade, reparação das paredes interiores e tratamento e recuperação dos pavimentos.
Desenvolveu ainda trabalhos de limpeza das pedras de fachada, substituição da cobertura da Sacristia e reformulação do sistema de águas pluviais .
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, diz tratar-se de um momento de alegria (com áudio)
O autarca lembra que a Igreja reparte o telhado com o Tribunal Fiscal e esse foi um dos primeiros constrangimentos a ultrapassar.
Quanto ao edifício afirma tratar-se de espaço "com alma" (com áudio)
A Igreja das Carmelitas reabre requalificada e como Núcleo Museológico onde se podem apreciar objetos que contam a história do Convento de São João Evangelista, para além de um circuito interpretativo da própria Igreja das Carmelitas, que contextualiza e clarifica o visitante sobre a história e composição deste espaço considerado “tesouro de Aveiro”.
As visitas podem ser feitas de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
O Padre Fausto Oliveira destaca a intervenção e realça a importância do património.
Mesmo para quem não desloque pela Fé encontrará naquela Igreja um espaço de cultura (com áudio)