A abertura do Ano Letivo 2024/2025 em Aveiro marcada pela entrada em funcionamento da nova Escola de Eixo, construída no recinto da Escola Básica Integrada de Eixo (EB 2,3), com capacidade para oito turmas do 1º Ciclo.
Em fase de conclusão está a construção da nova placa desportiva que irá dar resposta a todos os Alunos desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade, numa intervenção que inclui também a pintura da Escola sede do Agrupamento e do Pavilhão Desportivo.
A autarquia já passou em revista os principais dossiês deste setor.
Ao nível da qualificação de instalações escolares o destaque vai para a conclusão das obras na Escola do 1º Ciclo de Santiago, que permitiram a substituição da cobertura de alguns blocos que continham telhas de fibrocimento, o revestimento de paredes e seu isolamento bem como a construção do recreio coberto e sua ampliação face ao existente.
Numa segunda fase será realizada uma intervenção no interior dos edifícios, dando dessa forma mais e melhores condições de trabalho para os Profissionais da Educação e respetivos Alunos.
No âmbito da concretização da Carta Educativa do Município de Aveiro continuam em execução as obras de remodelação e ampliação da Escolas dos Areais e da Escola das Barrocas.
Para breve está previsto o lançamento de concurso para a conclusão da obra da Escola do Solposto, a qual sofreu atraso por falência do primeiro empreiteiro.
De igual modo encontram-se em fase avançada os projetos de remodelação e ampliação da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de São Bernardo, das Escolas do 1º Ciclo de Sarrazola, Leirinhas e Alumieira e da Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, bem como da nova Escola Secundária Homem Cristo, estando também em curso o projeto da nova Escola e Jardim de Infância de Esgueira (a integrar o Complexo Escolar da Jaime Magalhães Lima).
A autarquia diz ter aproveitado o verão para intervenções na manutenção de edifícios e melhorias na segurança junto aos espaços escolares, com o reforço de sinalização vertical e horizontal, com especial destaque para a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima em Esgueira, onde foram colocadas almofadas de acalmia de velocidade e novas passadeiras.
Uma nota de realce para a obra de qualificação urbana da zona envolvente da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Rio Novo do Príncipe, em Cacia, que se encontra na reta final.
A cumprir o quinto de descentralização de competências na educação a autarquia diz que o esforço que envolve município, escolas e parceiros tem sido “muito positivo”.
Lembra que até 5 de Outubro está decorrer a consulta pública do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro.