Aveiro acolhe no sábado e no domingo, dias 7 e 8 de outubro, uma das sedes do "NASA International Space Apps Challenge", o maior hackathon (encontro de programadores) mundial, para resolver 31 desafios reais propostos por cientistas e engenheiros da agência espacial norte-americana.
Uma organização conjunta da Associação de Engenharia de Telecomunicações e Telemática) e do Núcleo Aeroespacial de Veículos e Estruturas Espaciais da Universidade de Aveiro com o apoio do Instituto de Telecomunicações.
Este hackathon global de 48 horas, promovido pela NASA e apoiado por 13 agências espaciais de todo o mundo, conta também com o apoio de instituições e empresas que buscam dar visibilidade ao talento, num encontro que reunirá mais de 31.000 pessoas em todo o planeta.
Os diferentes desafios estão orientados a pessoas com diferentes habilidades e capacidades de todas as idades e níveis de escolaridade.
Os desafios são variados e envolvem desde o desenvolvimento de software até a ciência de dados ou a criação de conteúdo e invenção de histórias.
O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon para codificadores, cientistas, designers, narradores, criadores, tecnólogos e inovadores de todo o mundo para que se reúnam e utilizem dados abertos da NASA e suas agências espaciais associadas para criar soluções para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.
Os interessados podem inscrever-se para lutar pelo prémio da fase local e optar pela fase internacional gratuitamente (https://www.spaceappschallenge.org/2023/locations/aveiro/).