A equipa FC Portugal venceu a maior competição robótica do mundo.
Da parceria entre as universidades de Aveiro e do Porto nasce o projeto vencedor.
A equipa nacionalo sagrou-se campeã mundial na Liga de Simulação 3D, no RoboCup 2022, que decorreu na Tailândia (de 13 a 17 de julho).
Nesta Liga, equipas de 11 robôs humanoides simulados, totalmente autónomos, jogam futebol entre si.
A conquista rompeu o domínio dos EUA nesta Liga que já durava há vários anos. Participaram nessa competição 10 equipas oriundas da Alemanha, Brasil, China, EUA, França e India, para além de Portugal.
O RoboCup é a mais importante competição mundial de robôs e tem como objetivo principal promover a investigação e desenvolvimento em Robótica e em Inteligência Artificial.
Para esse fim, desafia equipas de universidades de todo o mundo para competirem em vários domínios, como por exemplo o Futebol Robótico, os robôs domésticos e industriais ou missões de socorro e salvamento com robôs.
A competição teve a sua primeira edição em 1997 em Nagoia, Japão, e decorre anualmente, desde então, em vários países e continentes.
O objetivo estabelecido para o Futebol Robótico é que, em 2050, exista uma equipa de robôs humanoides que ganhe à seleção vencedora do mundial de futebol desse ano.
A participação portuguesa no RoboCup 2022 foi constituída pelas equipas FC Portugal, parceria das universidades do Porto e Aveiro, e pela equipa CENFIM OAZ do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Oliveira de Azeméis (RoboCup Junior).
O domínio da equipa FC Portugal nesta competição mundial esteve bem patente durante a final, onde a FC Portugal venceu a equipa alemã magmaOffenburg por de 6-1
Aveiro já tinha tradição vencedora quando a equipa da UA (Cambada) venceu a Liga de Robôs Médios em 2008.
A próxima edição do RoboCup irá decorrer em Bordéus, França, em julho de 2023, perspetivando-se uma mais numerosa participação de equipas portuguesas.