Aveiro sai à rua no Dia Internacional da Mulher.
Marcha feminista, este sábado, com desfile entre a Estação de Comboios de Aveiro e à Praça do Peixe.
Caminhada a partir das 15h30 promovida pelo Coletivo Aveiro Feminista para dia de luta por “direitos” e “liberdade”.
Às 15h00 decorre o encontro na Estação de Aveiro seguindo-se a marcha em direção ao Largo da Praça do Peixe, onde haverá concentração até as 20h00.
O evento contará com discursos e manifestações artísticas.
“Marchamos por todas as que vieram antes de nós, pelas que caminham connosco, e pelas que ainda virão. Enquanto as desigualdades de género persistirem, os nossos direitos continuarão a ser ameaçados. Nós não aceitamos viver num mundo onde a violência, a exploração e a opressão das mulheres e pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binárias entre outros (LGBTQIAPN+) sejam normalizadas”.
Haverá desfiles em todo o país no ano em que se assinalam os 50 anos da primeira Manifestação Nacional de Mulheres em Liberdade e do Ano Internacional da Mulher.
Movimento jovens também saem à rua.
“Reivindicamos a igualdade na escola, nomeadamente através da efectivação da Educação Sexual, no trabalho, para garantir que trabalho igual tem de corresponder a salário igual, o fim de todas as formas de violência contra a mulher, desde a violência doméstica, no namoro, ou a prostituição. Exigimos o acesso livre e democrático à cultura e ao desporto, e queremos viver num mundo de Paz”, declara o Projecto Ruído, membro da Direção do Conselho Nacional de Juventude.
Em Aveiro esta marcha decorre na Avenida Dr. Lourenço Peixinho a partir das 14h30.