Aveiro celebra a música eletroacústica na 4ª edição da bienal Aveiro_Síntese.
O ciclo de concertos de música electroacústica arranca esta noite e prolonga-se até 20 de Setembro em vários espaços da cidade.
Iniciativa “Arte no Tempo” e “Teatro Aveirense” com 10 concertos com aposta alargada à integração de jovens músicos em formação.
A bienal faz hoje parte da programação do Teatro Aveirense e da estratégia cultural da Câmara Municipal de Aveiro, inserindo-se na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027
O evento inicia-se na Igreja das Carmelitas, estendendo-se aos Claustros da Igreja da Misericórdia, ao Pátio do GrETUA e ao Teatro Aveirense, destacando-se a participação do agrupamento ars ad hoc e da Orquestra XXI.
Num ano atípico como o de 2020, à nova música associa-se ainda a revisitação de obras do grande repertório, de compositores como Beethoven e John Downland, num evento que soma dez concertos, um dos quais incluindo a projecção de “O Gabinete de Dr Caligari”, no centenário da estreia do filme de Robert Wiene.
A iniciativa Aveiro_Síntese foi criada em 2002, com o objectivo de dar a conhecer o grande repertório da electroacústica, combinando obras históricas com criações de compositores portugueses e selecções de estúdios internacionais.
O primeiro espetáculo é esta Quinta-feira, 27 de Agosto, às 22h00, na Igreja das Carmelitas com H. Simões.
Na Sexta-feira, 28 de Agosto, às 22h00, no Claustro da Igreja da Misericórdia, espetáculo com C. Santos e J. C. Pinto.
No Sábado, 29 de Agosto, no Claustro da Igreja da Misericórdia exibição de “O Gabinete do Dr Caligari”.
Domingo, 30 de Agosto, às 19h00, no Claustro da Igreja da Misericórdia, “ars ad hoc”.