Os utentes dos transportes públicos em Aveiro admitem expetativa para saber como vai processar-se a operação concessionada, a partir de dia 1 de Janeiro de 2017, nas mãos da ETAC, uma empresa do grupo Transdev. As 'linhas', os horários e os tarifários são questões que despertam curiosidade.
A manutenção da relação "familiar" com os motoristas e a capacidade de facilitar o acesso de zonas periféricas ao centro de Aveiro, são os apelos de quem utiliza os transportes.
Maria Aldina afirma-se otimista. Esta utilizadora acredita que o serviço pode melhorar. "Estou muito contente. Os motoristas são muito simpáticos. Pago 19 euros pelo passe mensal. Moro em Esgueira e uso muito o transporte. Espero que tudo corra bem".
Maria da Glória, utente de Aradas, admite que depois de uma vida a utilizar os transportes, o importante será manter a 'linha' e a relação afetiva com esse serviço que durante muitos anos foi assegurada pelos serviços de transportes urbanos.
"Se me tiram este transporte matam-me", disse. "São muitos anos, mais de 50, a utilizar a 'linha 2'. Venho ao médico, fazer exames e ao Hospital, sempre, de autocarro. Até estou emocionada com estas alterações", referiu na Terra Nova, num apelo de quem utiliza os transportes urbanos em Aveiro que em Janeiro surgirão sob a designação de 'Aveiro Bus'. (com áudio)