Aveiro vai começar o projeto de compostagem doméstica em São Jacinto com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.
Este projeto visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos bioresíduos serem separados na origem e sujeitos a compostagem doméstica ou recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
Esses resíduos passarão a ser valorizados e transformados num fertilizante natural.
Este projeto, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, no montante de 65.153,10 €, englobado na operação “Sem Sobras”, pretende desviar para a compostagem cerca de 30% dos bioresíduos produzidos nas habitações elegíveis para receber os compostores.
A partir desta segunda, dia 25 de setembro, uma equipa de monitores da Biorumo, empresa responsável pela implementação, fará visitas porta-a-porta para a entrega gratuita de um kit de compostagem, constituído por um compostor e por um pequeno balde para a cozinha, acompanhada de sensibilização sobre a compostagem doméstica.