Aveiro prepara o regresso da Taxa Turística.
Avança para a elaboração do Regulamento da Taxa Turística do Município fazendo regressar em 2026 a taxa que Ribau Esteves tinha feito desaparecer do universo municipal em 2014.
A medida pretende assegurar uma “gestão mais equilibrada e sustentável” do crescente fluxo de visitantes que a cidade tem recebido nos últimos anos.
Aveiro tem vindo a consolidar-se como um dos principais destinos turísticos em Portugal, com perto de meio milhão de dormidas em 2024.
A autarquia fala em “benefícios” mas também “encargos adicionais” relacionados com a limpeza e manutenção do espaço público, mobilidade, segurança, informação aos visitantes, programação cultural e gestão das zonas mais pressionadas”.
Os custos são suportados maioritariamente pelo orçamento municipal.
PS e Chega defendiam a implementação da taxa e Luís Souto mostra abertura para essa implementação.
Recorde-se que Ribau Esteves assumiu-se contra a taxa por entender que gerava uma perceção negativa no mercado.
O futuro regulamento garantirá, segundo a autarquia, “enquadramento claro e juridicamente sustentado, assegurando que as receitas provenientes desta taxa revertem para ações de preservação, qualificação e sustentabilidade do território”.
O vereador do Chega elogia a decisão e regista a forma como Luís Souto interpretou as posições dos restantes partidos.
“Saúdo, por fim, a abertura e disponibilidade do Presidente Luis Souto Miranda em trazer para a ordem do dia um assunto que, durante a campanha, nos afastou mas que, limpa que foi a espuma dos dias, nos pode aproximar num propósito maior”.