A A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) prepara o acolhimento de novos alunos na academia e este ano sem concertos para evitar prejuízos futuros às contas da AAUAV.
Tal é assumido em nota da direção da associação que alega que a “semana de concertos tem representado, de forma recorrente, um elevado prejuízo para a AAUAv”.
“O impacto financeiro de manter esta programação iria condicionar a ação futura da AAUAv, pelo que é essencial repensar prioridades e assegurar a sustentabilidade da estrutura que representa todos os estudantes. Só assim será possível continuar a investir em iniciativas que beneficiem a comunidade académica e, no futuro, avaliar o regresso deste formato caso seja viável e faça sentido”.
A estrutura liderada por Joana Regadas admite que se trata de uma decisão difícil.
“Esta não foi uma decisão fácil, mas foi tomada com sentido de responsabilidade e compromisso com o futuro da nossa associação”.
O programa de integração, sob o mote “Faz Parte!”, pretende incentivar cada um dos estudantes da UA a fazer parte do seu percurso académico, a explorar diferentes iniciativas e a descobrir todo um novo caminho.
Mas também chamar a atenção para uma realidade que nem sempre é fácil.
“Por outro lado, com este mote, pretende-se, também, desmistificar a entrada no Ensino Superior, que nem sempre é tão agradável e fácil para todos os estudantes, constituída por alguns desafios, desilusões e ajustes de expectativas”.
O plano de integração da AAUAv iniciou-se na semana das matrículas, onde cada estudante pôde explorar a sala sensorial da AAUAv nas catacumbas da UA.
Na semana de 8 a 12 de setembro, semana dedicada aos novos alunos, a estrutura da AAUAv planeou diferentes momentos para cada um dos diferentes cursos.
Durante esta semana, cada estudante é convidado a fazer o seu próprio percurso, havendo atividades direcionadas para cada curso e atividades gerais onde todos podem fazer parte, como a visita à Casa do Estudante e o Sunset.
A semana culmina no dia 11 de setembro com o tradicional piquenique da UA, onde haverá momentos dinamizados pelos núcleos setoriais e secções da AAUAv, terminando no final do dia com o, já habitual, Sunset na Casa do Estudante.
Durante o restante mês, desde 15 de setembro a 9 de outubro, a direção da AAUAv preparou cerca de 30 atividades, que serão complementadas pelas atividades individuais de cada núcleos.
O cartaz da integração irá contar com o habitual Arraial, UA Sem Fronteiras, Feira da Alameda e ainda a Corrida Solidária, e será lançado na semana de 1 a 5 de setembro.