Autárquicas: IL quer nova política de resíduos e não aceita Aveiro como "caixote do lixo da região".

A candidatura da IL em Aveiro quer abrir o debate sobre o tratamento de lixo na região centro e diz que é tempo de mudar a política de resíduos.

Miguel Gomes entende que Aveiro “transformou-se, há mais de três décadas, no caixote de lixo da Região Centro”.

“Enquanto recebe toneladas de resíduos de outros concelhos, os cidadãos pagam uma das taxas mais altas do país. A Iniciativa Liberal considera esta situação insustentável, injusta e exige soluções imediatas”.

A IL manifesta “profunda preocupação e crítica” em face da atual situação.

O município de Aveiro continua a receber resíduos sólidos urbanos, provenientes de toda a região.

A autarquia tem dito que não aceita a abertura de uma terceira célula em Eirol e a IL admite que a ideia de construir uma incineradora na Região Centro pode merecer apoio.

A IL defende uma “distribuição equitativa” da carga de resíduos entre os municípios, que respeite o princípio de proximidade, responsabilidade e justiça fiscal; Taxas justas para os cidadãos; Investimento em soluções inovadoras; Defesa do modelo PAYT (Pay-As-You-Throw) e compromisso com a transparência e negociação informada.

“Qualquer prolongamento temporário da atividade do aterro em Aveiro deve depender de compromissos claros e juridicamente vinculativos, com cronogramas definidos e garantias concretas de benefícios públicos (como infraestruturas e meio ambiente)”, refere a IL que garante apoio à construção da incineradora na Região Centro e a revisão do tarifação de RSU.