O Festival de Arte Urbana de Estarreja presta homenagem aos Bombeiros.
Os incêndios que têm assolado o norte e centro do país sensibilizaram o artista belga Jaune que, convidado a participar no festival ESTAU’24 – Estarreja Arte Urbana, está a prestar uma homenagem aos bombeiros através da sua pintura.
Jaune ficou conhecido pelas suas pequenas intervenções urbanas representando trabalhadores públicos em cenas humorísticas do quotidiano.
Na sua presença no festival estarrejense, face ao cenário desolador que encontrou quando chegou a Portugal, o belga decidiu alterar o objeto da sua intervenção.
As figuras de bombeiros começaram a surgir no centro da cidade e a surpreender quem passa no espaço público, uma forma simbólica de enaltecer o trabalho destes combatentes que têm estado “na linha da frente a tentar parar as chamas”, explicou o artista na sua página no Instagram, acrescentando que os bombeiros “merecem a homenagem” e lembrando ainda os “que perderam a vida a proteger as pessoas dos fogos”.
Jaune é um artista de stencil de intervenção urbana, oriundo de Bruxelas, e é um dos oito novos artistas do roteiro de arte urbana ESTAU.
O Festival decorre até domingo.
Esta noite, às 22h, animação musical com a Orquestra de Jazz de Estarreja (Formação) no Cine-Teatro de Estarreja, com live mapping.
O último dia da edição deste ano do ESTAU, dia 22, domingo, volta a contar com visitas guiadas.
A primeira acontece às 10h, e é uma viagem pelo roteiro de arte urbana pelas freguesias, com ponto de encontro no “Guarda Rios” de Bordalo II, no Parque Municipal do Antuã.
Já à tarde, às 17h, há nova visita guiada com língua gestual ao circuito de arte urbana (ponto de encontro: museu Fábrica da História – Arroz).
A fechar o dia as “Rainhas do Autoengano atuam às 18h30, na Praça Francisco Barbosa.
Foto: Jaune