O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, esta sexta-feira, o resgate de dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva, com o mastro partido e possível entrada de água, a cerca de 28 milhas náuticas, o equivalente a 52 quilómetros, a Oeste da Praia de Mira.
O alerta ao MRCC Lisboa chegou cerca das 11h00 através uma comunicação via rádio VHF, proveniente da embarcação de pesca CENTAURUS, da empresa Testa e Cunhas, da Gafanha da Nazaré, a relatar a existência na sua proximidade de um veleiro, com duas pessoas a bordo, de nacionalidade Dinamarquesa e Sueca, a solicitarem auxílio.
De imediato, a embarcação de pesca foi empenhada no apoio ao navio em dificuldades, tendo os dois tripulantes, ambos do sexo masculino, sido retirados de bordo.
Após o resgate dos tripulantes, a embarcação de pesca dirigiu-se para o Porto da Figueira da Foz, onde atracou cerca das 16h00. Os dois náufragos encontravam-se bem de saúde sem necessidade de assistência.
Foi emitido um aviso à navegação referente à posição do veleiro.