A Câmara Municipal de Anadia reforça o apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. O protocolo assinado esta terça prevê a concessão, pela autarquia, de um apoio financeiro no valor de 350 mil euros, destinado a ajudar a suportar a obra, atualmente em curso, de requalificação do quartel da corporação.
Com o objetivo de dotar o edifício do corpo de bombeiros de condições de operacionalidade e de eficácia mais adequadas às suas necessidades, as obras, com um custo de 655 mil euros, contemplam a alteração e a ampliação do imóvel de acordo com um projeto que mereceu a comparticipação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 400 mil euros.
O protocolo assinado por Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e por Mário Teixeira e por José Cruz, respetivamente presidente e vice-presidente da AHBVA, direciona o apoio da autarquia para dois fins.
Perto de 184 mil euros visam cobrir os custos que a candidatura imputou à AHBVA, e cerca de 166 mil euros destinam-se à comparticipação de despesas de construção e de aquisição de equipamento para a obra, não financiadas pelos fundos comunitários.
A presidente da Câmara confirmou a existência de limitações impostas pelo atual quadro comunitário, o qual apenas permite requalificações e ampliações de infraestruturas, mas que possibilita, ainda assim, dotar os edifícios de melhores condições operacionais, de segurança e de conforto, cabendo, depois, aos seus utilizadores, “ajudar a dar dignidade ao espaço”.