O livro “De Mão em Mão”, que agrega 12 histórias, poemas e desenhos criados pelos alunos da escola básica da Vera Cruz, é lançado, esta sexta-feira, 28 de Junho, no recinto da escola, no decorrer da festa de encerramento do ano letivo, que juntará alunos, professores e famílias.
Para Virgínia Almeida ,coordenadora da escola básica da Vera Cruz, o “livro apresenta trabalhos muito interessantes, realizados pelas 12 turmas. É um livro que comprova o talento narrativo e a criatividade de todos os nossos alunos, do 1.º ao 4.º ano”.
A coordenadora explica ainda que “este livro é um exemplo da capacidade que a escola tem em desenvolver projetos que agregam a comunidade escolar em torno de um objetivo comum. É importante porque estimula a imaginação das crianças, e porque as envolve num projeto concreto, que acaba com a materialização de um livro, que será também um livro-memória. Outra das características que o diferencia, é que é um projeto inclusivo, que conta com a participação de todos”.
O livro é a segunda edição do projeto editorial “De Mão em Mão”.
Para Paula Lopes, uma das professoras envolvidas, e que acompanha o projeto “De Mão em Mão” desde a primeira edição, “a criação de um livro de histórias, com e pelas crianças, constitui uma valiosa reflexão sobre a riqueza do mundo imaginário infantil. Experiências de escrita como esta promovem a autoconfiança, a capacidade de comunicação e o trabalho em equipa.”.
O livro, que tem edição e paginação de António Alpoim, conta com o apoio da APEVECA, a associação de pais da escola básica da Vera Cruz.
Patrícia Blard, presidente da associação, refere que “o livro estará à venda, já a partir de sexta, na escola, com as receitas a reverterem para os projetos educativos e lúdicos que a associação de pais promove ao longo de todo o ano letivo. Este é um projeto que queremos continuar a apoiar”.