Após a conclusão das obras de adaptação da antiga Casa dos Magistrados de Albergaria-a-Velha, que implicaram um investimento de cerca de 126 mil euros, o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa vai ser inaugurado na próxima quarta-feira, pelas 18h00.
Para a Câmara Municipal a abertura de um albergue no Concelho reveste-se de um "significado especial", pois "foi aqui que a Rainha D. Teresa fundou a primeira albergaria para pobres e passageiros no século XII", pode ler-se num comunicado de imprensa.
O Albergue de Peregrinos D. Teresa é composto por três pisos. Na cave há uma garagem, uma zona de tratamento de roupa, uma arrecadação de mochilas e uma zona balnear com lava-pés e WC. Por seu lado, no rés-do-chão existe a recepção, uma sala de convívio, uma cozinha comum, uma sala de tratamento e auxílio aos peregrinos e uma arrecadação de mochilas. No primeiro andar o albergue disponibiliza quatro quartos, com capacidade para acolher 25 peregrinos, bem como balneários femininos e masculinos. Finalmente, no exterior, há uma zona de lazer com duas mesas e um lava-louça.