O Município de Albergaria-a-Velha vai apoiar o desenvolvimento de 10 ideias de negócio, no âmbito da 9.ª edição do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego.
Os 10 projetos selecionados abrangem áreas tão diversas como comunicação e marketing, acessórios para campismo/ar livre, topografia, bem-estar animal, soluções informáticas, terapias de natureza, moda/têxtil-lar e cerâmica.
Nesta edição, foram apresentadas 13 candidaturas, que foram avaliadas por um júri constituído por representantes do Município, da SEMA – Associação Empresarial e da AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.
Desde a sua criação em 2015, o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego já recebeu 162 candidaturas, tendo apoiado 97 projetos.
As empresas criaram mais de 130 postos de trabalho e registam uma faturação aproximada de 6 milhões de euros. A taxa de sobrevivência dos projetos apoiados é de 94, 5%.
O programa prevê a atribuição de uma bolsa de incentivo, concretizada através de um subsídio anual, não reembolsável, no montante de 3000 euros e de um apoio à contratação de serviços externos (contabilidade, design, artes gráficas, consultoria financeira) no valor de 1000 euros.
Salienta-se que o programa municipal venceu, em 2017, o Prémio “Promoção do Espírito de Empreendedorismo” atribuído pelo IAPMEI, e integrado numa iniciativa dinamizada pela Comissão Europeia.