O Teatro Aveirense acolheu este fim-de-semana as finais dos três Polos da 29.ª edição da Escolíadas Glicínias Plaza e as grandes vencedoras são o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, o Colégio de Albergaria e o Agrupamento de Escolas de Mira.
As três finalistas seguem para a Finalíssima, que se realiza no dia 2 de junho, na Casa da Criatividade em S. João da Madeira.
Cerca de 650 alunos e professores "encheram de magia e emoção" a sala do Teatro Aveirense, em provas de Teatro, Dança e Música, Artes Plásticas e Claque de grande qualidade.
Participaram as nove escolas e agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Coimbra e Aveiro apuradas nas sessões de cada Polo, em três finais emocionantes que levaram ao palco cerca de cerca de 650 alunos e professores, com provas cheias de energia e emoção, e de inegável qualidade, que encantaram o público que esgotou a sala nas três sessões com cerca de 1700 pessoas assistir.
Uma simbiose entre o apoio do público, a prestação dos artistas em palco e a energia das claques de cada escola proporcionaram espetáculos eletrizantes e momentos inesquecíveis para todos.
Na final do Polo I, na sexta-feira, Santa Comba Dão venceu com 216 pontos, nesta que é a sua estreia nas Escolíadas, apurando-se para a finalíssima da 29.ª edição. Carregal do Sal, com 215 pontos, e Tondela, com 212 pontos, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Na final do Polo II, no sábado, o Colégio de Albergaria foi o grande vencedor do Polo II, com 228 pontos. A Secundária da Mealhada e a Secundária Dom Dinis ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, com 216 pontos cada.
Na final do Polo III, a Secundária de Mira venceu com 229 pontos, passando pela primeira vez à grande finalíssima das Escolíadas. Em segundo lugar ficou a Secundária José Estêvão, com 228 pontos e, em terceiro lugar, a Secundária de Esgueira, com 225 pontos.