Câmara de Albergaria e Ministério da Saúde vão assumir os custos dos testes para despistar o coronavírus aos utentes e funcionários do lar Geriabranca onde foram diagnosticados três utentes com Covid 19.
Desde o início da crise, foi registada uma vítima mortal, uma mulher de 89 anos, com problemas de saúde, e dois idosos infetados.
Entretanto vários funcionários foram diagnosticados e deram positivo.
Num lar com cerca de 30 utentes os testes não chegaram a todos e as tentativas para concluir a despistagem só hoje chegaram a bom porto.
O autarca de Albergaria diz anda em esforços há vários dias a tentar resolver o problema e só hoje foi desbloqueada a situação com custos repartidos.
Um quadro de desgaste que afeta funcionários em regime de permanência desde domingo.
A autarquia emitiu uma nota em que diz estar em contacto regular com a população mais idosa do Concelho, em especial, as pessoas que vivem sozinhas.
Todos os dias, o Serviço de Ação Social atende dezenas de situações diversas via telefone ou correio eletrónico e averigua se é necessário algum apoio específico ou, simplesmente, tranquiliza quem se sente mais aflito com a evolução da pandemia.