O presidente da Câmara de Águeda diz que o incêndio de Préstimo que lavrou quase durante uma semana é o maior de sempre no concelho. Gil Nadais fez a análise no dia em que foi desativado o Plano Municipal de Emergência. “O momento é de balanço, daquele que é o maior incêndio de sempre no nosso concelho, com uma área ardida equivalente a 110 milhões de metros quadrados”, disse o autarca.
“A Comissão Municipal de Proteção Civil de Águeda desativou hoje o Plano Municipal de Emergência, que foi operacionalizado no dia 8 de agosto de 2016, devido ao incêndio que deflagrou no nosso concelho, colocando em risco vidas humanas, habitações e o património natural de valor incomensurável, criando um cenário de autêntica devastação. Contudo, vamos continuar a vigilância, nomeadamente da zona serrana, que nos inspira alguns cuidados devido aos reacendimentos”.
Gil Nadais elogiou os bombeiros pela entrega e “bravura”. “O trabalho foi árduo, mas cumprido com uma bravura e entrega sem medidas pelos Bombeiros Voluntários de Águeda, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Associações de Proteção Civil do nosso concelho, Corporações de Bombeiros que nos apoiaram e Exército. A retaguarda foi assegurada pela Junta Regional de Aveiro dos Escuteiros, Associações Locais, Empresas e cidadãos. Foi verdadeiramente extraordinária a onda de solidariedade das nossas gentes”.
Agora segue-se, em articulação com o governo, o levantamento dos prejuízos, identificar situações de eventual emergência social e acionar todas as medidas de apoio estatal para minimizar os impactos da catástrofe. A autarquia tem no terreno equipas de técnicos de ação social.