Abril fez-se nas ruas do país e a região de Aveiro celebrou a festa da Liberdade.
Ouviram-se mensagens alusivas à data e incentivos à construção de uma sociedade que respeite os valores e princípios de Abril.
Nos fóruns institucionais como as assembleias municipais o tema esteve em destaque.
A programação segue, esta sexta, com a ação “50 anos do 25 de Abril na Região de Aveiro”.
A Comunidade Intermunicipal convida a celebrar os 50 anos do 25 de Abril pela descoberta de memórias, das quais os serviços de arquivo municipais são dignos guardiões, através de um site que contempla um conjunto de documentação selecionada.
Este site permite ao visitante descobrir aspetos da vida local durante o Estado Novo e os percursos que, em cada concelho, foram trilhados rumo à democracia e ao pluralismo, evocando vivências quotidianas em dois tempos históricos com contextos políticos e culturais distintos – antes e depois do 25 de Abril.
Neste site há três áreas distintas:
“À descoberta de Abril” aborda registos organizados em dois blocos temáticos: um relativo ao período da ditadura no Estado Novo e um segundo com conteúdos relativos à vida em Liberdade e Democracia; “A evolução dos acontecimentos” sobre os acontecimentos organizados de forma cronológica, desde 11 de abril de 1933 até aos dias de hoje, passando pelo dia Revolução de 1974 e “como foi em..” onde é possível aceder às vivências particulares de cada Município.
Esta exposição é um projeto dinamizado pelo Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que prevê continuar a enriquecer e a disponibilizar mais informação registada.
O Site “50 anos do 25 de Abril na Região de Aveiro” está disponível no endereço web https://arquivos25abril.regiaodeaveiro.pt a partir do dia 25 de Abril de 2024.
O Centro de Documentação de Ílhavo convida Vieira da Silva para uma viagem pelas memórias.
Iniciativa esta sexta, ao início da tarde, na estrutura junto ao Museu Marítimo de Ílhavo.