20 anos do Gil Eannes como Navio Museu assinalados em Viana do Castelo com muitas 'figuras' de Ílhavo.

Ílhavo 'colocou' figuras da cultura marítima na celebração do 20.º Aniversário da chegada do Navio-Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo e o Município acabou por ver reconhecido o seu lugar na epopeia marítima com recados à valorização dessas vozes, na sua própria terra.

Figuras com o Senos da Fonseca, Rui Bela, João Ramos, Valdemar Aveiro e Manuel Mário Bola surgiram como rostos da celebração que contou com a presença do Secretário de Estado das Pescas, josé Apolinário.

Dos meios políticos surgiu a mensagem do líder da Concelhia socialista. Sérgio Lopes deslocou-se a Viana para defender que a presença de Ílhavo é motivo de orgulho e deve ser "alicerce de pontes" entre municípios. "Saio daqui muito orgulhoso por ter encontrado aqui pessoas e obra com o cunho de Ílhavo. Esta dinâmica, no Gil Eanes, pode servir de ponte entre o que se faz em Ílhavo e aqui, para partilharmos um futuro brilhante, nesta temática marítima".

O artesão Manuel Mário Bola assumiu como "marcante" a sua exposição de miniaturas. "É uma honra ter o meu trabalho aqui neste Navio. Nenhuma exposição que fiz, até hoje, teve este valor", vincou.

O Secretário de Estado, José Apolinário, elogiou o projeto museológico de Viana por perpetuar a cultura marítima. (com áudio)