A Universidade de Aveiro (UA) preencheu 98,8 por cento das vagas disponibilizadas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Das 2333 vagas há 2299 já ocupadas o que deixa apenas 34 para a segunda fase.
A UA é a 3ª universidade com menos vagas por preencher e as quatro escolas politécnicas conseguiram fazer o pleno, preenchendo todas as vagas oferecidas.
A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial foi, de novo, o curso com a média mais elevada da UA.
O último aluno entrou com 183,8 (numa escala de zero a 200), seguido do Mestrado Integrado em Medicina, que se estreia com 40 vagas, com o último aluno a entrar com média de 182.
Os restantes cursos com médias de entrada mais elevadas foram: Engenharia Informática (175); Gestão (175); Ciências Biomédicas (174,30); Design (170); Psicologia (168,5); Economia (168); Engenharia e Gestão Industrial (167,20) e Engenharia Biomédica (166).
O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro disponibilizou 208 vagas, todas ocupadas, tal como as 171 da Escola Superior de Saúde de Aveiro, as 160 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, e as 60 da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro – Norte.
Para a Vice-reitora, Ana Lillebø, "os resultados evidenciam a atratividade da UA, quer pelo crescimento do número de candidaturas em primeira opção, quer pela elevada percentagem de preenchimento de vagas, nos dois subsistemas, politécnico e universitário".
Quanto ao curso de Medicina, o Vice-reitor da UA e presidente do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance, Artur Silva, salienta a resposta dos alunos.
"Os estudantes responderam positivamente à inovadora oferta formativa em Medicina e, em conjunto com as Unidades Locais de Saúde de Gaia/Espinho, Entre douro e Vouga e Região de Aveiro, a UA está preparada para formar os médicos do futuro".
A matrícula dos novos estudantes arranca hoje e decorre ao longo da semana até 29 de agosto e o acolhimento terá lugar no dia 16 de setembro, com o Piquenique na Alameda da Universidade.
A Reitoria anuncia um contexto especial pela celebração dos 50 anos da Universidade de Aveiro.
"Este ano daremos as boas-vindas aos novos estudantes no contexto singular em que a UA celebra 50 anos sob o lema – 50 anos de Ousadia e Liberdade".
Em Aveiro os alunos vão encontrar um quadro com oferta de residências mas também um mercado de alojamento mais difícil.
Há menos oferta que há um ano e mais cara.
O preço médio dos quartos ronda os 360 euros por mês.