Quase 2 mil escuteiros já estão em campo nas freguesias do concelho de Ílhavo em atividades que envolvem as comunidades locais.
O ACAREG 2024 abriu este fim de semana com a celebração religiosa presidida pelo Bispo de Aveiro.
Com o acampamento instalado na Senhora dos Campos esta é uma semana de aprendizagem e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Até dia 2 de agosto, 1900 escuteiros de todo o distrito de Aveiro reúnem-se na Colónia Agrícola de Ílhavo sob o mote “Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-te!" para crianças e jovens entre os 6 e os 23 anos.
Álvaro Castanheira, da direção pedagógica da Junta Regional, este é um tempo dedicado aos valores sociais com atenção voltada para o meio ambiente (com áudio)
As ações pelo território já estão em marcha com oficinas temáticas, partilha de vivências, celebrações e momentos lúdicos e de convívio.
A sustentabilidade é um dos conceitos em exploração.
Um ecoevento cuja montagem tem aproveitado os recursos florestais para mesas e cadeiras.
Participam nesta edição 416 Lobitos (6 aos 10 anos), 512 Exploradores (11 aos 14 anos), 433 Pioneiros (15 aos 17 anos), 183 Caminheiros (18 aos 23 anos), 200 Dirigentes em ação pedagógica e 130 Dirigentes e auxiliares externos ao movimento, prestando apoio nos serviços.
O último ACAREG da Região de Aveiro realizou-se em 2019, em Anadia.
Fernando Caçola, Chef do acampamento e líder da Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas, fala sobre a organização e partilha em entrevista à Terra Nova, com o responsável pedagógico, os principais momentos de cada dia no agrupamento (com áudio)
O dia-a-dia do acampamento estará em destaque em jornal às 18h, na Terra Nova, em produção feita a partir da zona de acampamento na antiga Colónia Agrícola.