O presidente da Câmara de Ílhavo considera o Acampamento Regional de Escuteiros um evento especial pelas sementes que deixa para o futuro das comunidades.
Com o acampamento instalado na Senhora dos Campos, o autarca inspirou-se no legado dos antigos colonos para passar uma mensagem sobre resiliência.
João Campolargo discursou na cerimónia de abertura e aproveitou o momento para prestar homenagem aos primeiros habitantes daquele território que foram capazes de transformar a terra.
Disse aos jovens que esse espírito também deve estar presente nos escuteiros com a sua entrega ao espaço que é de todos (com áudio)
Representantes da Câmara e das Juntas de Freguesia participaram na cerimónia de abertura (imagem).
Quase 2 mil escuteiros cumprem uma semana de atividades no acampamento e nas freguesias do concelho de Ílhavo em contacto com as comunidades locais.
O ACAREG 2024 abriu este fim de semana com a celebração religiosa presidida pelo Bispo de Aveiro.
D. António Moiteiro pediu aos jovens que sejam testemunho vivo de Cristo.
Deixou apelo à presença cada vez mais dedicada aos outros (com áudio)
O acampamento regional decorre até final desta semana (2 de agosto) com 1900 escuteiros de agrupamentos da área da Diocese.
Encontro para crianças e jovens, entre os 6 e os 23 anos, sob o mote “Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-te!"
Participam 416 Lobitos (6 aos 10 anos), 512 Exploradores (11 aos 14 anos), 433 Pioneiros (15 aos 17 anos), 183 Caminheiros (18 aos 23 anos), 200 Dirigentes em ação pedagógica e 130 Dirigentes e auxiliares externos ao movimento, prestando apoio nos serviços.
O chefe nacional adjunto do Corpo Nacional de Escutas apelou à resiliência dos escuteiros e ao sentido positivo com que podem enfrentar momentos de adversidade.
Depois de horas dedicadas à instalação do acampamento e com tarefas distribuídas, Paulo Pinto espera ver ao longo da semana rostos de felicidade mesmo quando nem tudo corre bem (com áudio)
O dia-a-dia do acampamento estará em destaque em jornal às 18h, na Terra Nova, em produção feita a partir da zona de acampamento na antiga Colónia Agrícola.