“Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola” é o mote do primeiro Congresso Internacional Mobilidade Escolar Sustentável.
O evento promovido pela Câmara de Ílhavo e organizado pela Nuno Zamaro Mobility está agendado para os dias 27 e 28 de outubro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Durante dois dias, sexta e sábado, serão partilhados e debatidos temas relativos ao conceito de mobilidade escolar sustentável, com a apresentação de alguns dos modelos existentes em Portugal, com especial enfoque na mobilidade ciclável e na promoção e uso da bicicleta.
O Congresso contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, de diversas entidades do setor, nomeadamente, a Direção Geral da Educação, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta.
Em destaque estarão o programa “Escola Segura” (Destacamento Territorial da GNR de Aveiro), “Ciclismo Vai à Escola” (Federação Portuguesa de Ciclismo) e o projeto “3C’s – Cycling, Campus, City” ( Federação Internacional do Desporto Universitário, pela Universidade de Coimbra).
Importa destacar os projetos de mobilidade ciclável nacionais desenvolvidos sobretudo por Municípios e que serão dados a conhecer aos participantes do Congresso, nomeadamente os projetos Mob.Poiares, de Vila Nova de Poiares, Educabicla, de Guimarães, Pé no Pedal, de Lagos, o Braga Ciclável e o Cicloexpresso – Comboio de Bicicletas, de Lisboa.
Dar-se-ão ainda a conhecer projetos de outros países, nomeadamente o Mozambikes, de Moçambique, e o Mobiel21, da Bélgica, uma das principais referências europeias.
Na primeira edição do CIMES decorrerá em simultâneo a exposição “Fazedores & Inventores de Bicicletas, Componentes, Acessórios e Serviços” da responsabilidade da Abimota.
Enquanto entidade parceira do evento, a Abimota acrescentará ao debate o esclarecimento de aspetos técnicos da bicicleta, incluindo os relacionados com a certificação dos componentes.
Haverá ainda lugar a um sorteio a pensar nos mais novos.
O prémio, um Programa Pré-POP, desenhado pela Nuno Zamaro Mobility, que se destina aos estabelecimentos de ensino pré-escolares, pretende, através de brincadeiras, incentivar as crianças a darem os primeiros passos no mundo da reutilização e reciclagem de materiais, especificamente no âmbito da utilização da bicicleta, dando asas à sua imaginação na criação de uma cidade do futuro.
De referir ainda que o CIMES 2023, no formato ACD (Ação de Curta Duração de 6 horas), releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, especificamente para os grupos disciplinares 260 e 620, na componente científica pedagógica e, nos restantes grupos disciplinares, na componente geral.