Senos da Fonseca apresenta, este sábado, em Aveiro, o livro "Saberes que Tornaram Possíveis as Grandes Navegações Portuguesas" e vai colocar em evidência um linguista aveirense da Renascença.
A Biblioteca Municipal de Aveiro acolhe esta apresentação, em sessão marcada para as 17h, e o autor anuncia para dia 15 nova apresentação na Gafanha da Nazaré.
Uma das figuras a merecer destaque na sessão de Aveiro é o aveirense Fernão de Oliveira.
Foi um frade, gramático, construtor bélico-naval renascentista e considerado um dos expoentes renascentistas portugueses nascido por volta de 1507.
Senos da Fonseca fala de um génio que se notabilizou na linguística.
O livro “A Fábrica das Naus” é considerado o “primeiro tratado científico de construção naval surgido em todo o espaço europeu”.
Autor do prólogo do livro sobre a viagem de Fernão Magalhães o autor mostra conhecimento sobre o empreendimento do navegador português.
Foi um estudioso das línguas, das técnicas da arte naval e da guerra no mar e participou em viagens tendo estado em cativeiro em vários momentos e os conhecimentos que possuía foram quase sempre "chave" para a liberdade.
“Verdadeiramente um espírito genial de que Aveiro se deve orgulhar, a justificar evocação histórica, adequada e compatível com a grandeza da figura”, refere Senos da Fonseca que vai dar destaque a esta figura da história na apresentação do seu livro “Saberes que Tornaram Possíveis as Grandes Navegações Portuguesas”.