O projeto de Arte Urbana “DEZA6 Estórias de uma História” que, desde junho passado, está a colorir as freguesias de Anadia, está na sua reta final. Neste momento, encontram-se concluídos 14 dos 16 trabalhos artísticos.
Um dos últimos murais a ser concluído, o maior de todos, é o que se encontra no anfiteatro do Vale Santo, na cidade de Anadia, da autoria de Tropic (Pedro Santos) e Orig1 (Tadeu da Silva), ficando a faltar apenas dois murais, nas localidades de Paredes do Bairro e de Mogofores.
O projeto foi promovido e idealizado pelo Município de Anadia, tendo como curador Pedro d’Oliveira, numa ideia de valorização de espaços públicos em 15 localidades do concelho.
A ideia é criar um museu de arte a céu aberto, dando a conhecer 16 estórias que prestam um tributo a alguns elementos endógenos do concelho de Anadia, designadamente a água, o vinho, o espumante e a “boa gente”.
A iniciativa envolve 12 artistas plásticos do concelho de Anadia e da região de Aveiro, designadamente Pedro Santos (Tropic), Tadeu da Silva (Orig1), Carlos Amaral, Cristina Valadas, Zooter, António Conceição, Pedro d’Oliveira, Joel Almeida, Sandra Ferro, Pedro Rolo, Ricardo Cruz e Ricardo Oliveira.