Voto de Louvor a Vitoria Nicole abre discussão sobre exposição de crianças. Porta voz do “Unir para Fazer” crítica fotografia no facebook da Câmara de Ílhavo.

O Voto de Louvor a Vitoria Nicole, apresentado pelo grupo municipal do PSD, na Assembleia Municipal de Ílhavo, não foi consensual entre as bancadas e levou mesmo ao surgimento de três abstenções.

Do movimento independente "Unir para Fazer", três deputados optaram pela abstenção e o habitual líder de bancada quis deixar vincada uma posição crítica sobre a "exposição de crianças".

José Pinto Reis, que assumiu apresentar a sua visão pessoal, entende que a exposição pública de crianças que participam neste tipo de concursos deve merecer alguma reserva.

A cantora, que ficou em segundo lugar na Eurovisão Júnior e que reside em Ílhavo, foi apontada no voto de louvor como motivo de orgulho e exemplo para outras crianças e jovens.

Mas para o porta voz do movimento "Unir para Fazer" esta é uma questão sensível que deveria merecer recato e, no mínimo, uma abordagem prévia à família de Vitória Nicole.

Pinto Reis foi mais longe e não teve receio de criticar o presidente da Câmara de Ílhavo pela exposição de uma fotografia, colocada na página de facebook do Município, em que o autarca aparece ao lado da cantora (com áudio)

A presença de Vitoria Nicole na Eurovisão Júnior reconhecida pela Assembleia Municipal mas com reservas por parte de três deputados do movimento Unir para Fazer.

Margarida Alves, do PSD, diz que o segundo lugar neste concurso europeu, merecia reconhecimento unânime.

E manifesta perplexidade pelas reservas levantadas pelo deputado quando a cantora esteve exposta a uma audiência de milhões de pessoas em canais televisivos de todo o mundo (com áudio)

Votos favoráveis de todos os partidos e 3 abstenções (três deputados do movimento Unir para Fazer) num final de votação que viria a desencadear nova troca de palavras.

Pinto Reis entende que a votação não deveria ser exposta, em ata, com referência às forças políticas, e defendeu voto secreto em próxima iniciativas.

A Mesa diz que a posição dos deputados do movimento independente iria surgir na ata e sobre votações secretas diz que vai analisar a petição do deputado.

Momento polémico depois de votados votos de louvor a Vitória Nicole (com áudio).