A união de agricultores e baldios do distrito de Aveiro (UABDA) prestou Homenagem no 83º aniversário dos mártires do corte das videiras de 1939 deixando mensagem adaptada aos dias de hoje pelas dificuldades sentidas no setor.
Esta iniciativa que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Válega e da Associação dos amigos do antigo concelho de Pereira de Jusã, lembrou a luta dos agricultores deste concelho, nomeadamente, Jaime Costa e Manuel Valente.
Foi contra o corte das videiras Americanas, decretado pelo regime, que estes homens tombaram, vítimas da ditadura, a 15 de Maio de 1939, numa altura em que a pequena e média agricultura familiar se via confrontada, com dificuldades.
“Lembrar estes homens, faz-nos pensar hoje, na situação adversa que atravessa o sector e no rumo que os nossos governantes querem tomar, faz-nos pensar no contributo que podemos dar com vista a alterar a actual situação vivida na agricultura, para que esta seja o garante da alimentação de um povo”.
Com o agravamento das condições de vida no setor agrícola, a UABDA entende que a integração europeia significou declínio para o setor com abandono “milhares de pequenas e médias explorações no distrito de Aveiro, em particular no sector do leite”.
“Hoje continuamos a debater-nos com grandes dificuldades, os nossos governantes e os grandes grupos económicos impõem cada vez mais sacrifícios aos pequenos e médios produtores, aumentando cada vez mais os custos dos factores de produção e ao mesmo tempo limitam melhores preços à produção”.