O Município de Vagos vai investir mais de 2,7 milhões de euros na reabilitação da Vila de Vagos. A Autoridade de Gestão Centro 2020 deu parecer positivo à candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vagos, submetida ao Portugal 2020 em junho passado.
A aprovação da candidatura garante apoio de 1.8 milhões de euros de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Esta verba representa cerca de 85% do investimento elegível de 2.12 milhões de euros para um investimento total de 2.7 milhões.
Neste processo caberá ao Município de Vagos suportar um investimento de 921 mil euros em obras de requalificação do Espaço Público adjacente à Avenida Dr. Lúcio Vidal com a demolição do Antigo Centro de Saúde e Requalificação do Respetivo Espaço (180 mil euros), a reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro (2.1 milhões) e a requalificação do Espaço Público adjacente à Avenida Doutor Lúcio Vidal em Articulação com a Praça do Município (400 mil euros).
Fica ainda o compromisso pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro de, em 2019, aquando da avaliação intercalar da execução destas candidaturas, avaliar a possibilidade de rever o financiamento atribuído, no sentido de poder vir a ser cofinanciada a 2ª fase do PARU, nomeadamente a Requalificação da Praça do Município (1.2 milhões).