A demografia é um dos grandes desafios da Universidade de Aveiro e das universidades dos país e que mais vai exigir em meios e políticas.
Paulo Jorge Ferreira fez a defesa deste pilar na sua segunda candidatura à Reitoria.
Na apresentação perante o conselho geral, o reitor apresentou o diagnóstico e vincou a aposta em políticas sociais de captação e integração.
Refere que a diminuição da população jovem vai obrigar a reforçar a componente da deslocalização de alunos e a internacionalização como fontes de novos alunos.
E para isso é necessário trabalhar políticas sociais de acolhimento seja no campo da habitação, da cultura ou da saúde (com áudio)
A Audição Pública do único candidato a Reitor decorreu esta manhã perante o Conselho Geral liderado por António Oliveira.
Paulo Ferreira explicou que tem planos para construção de reabilitação de habitações para alunos e professores deslocalizados.
Investimento superior a 20 milhões de euros que esperam resposta do Plano de Recuperação e Resiliência (com áudio)
O Conselho Geral reúne-se, logo depois, em sessão reservada para proceder à eleição.
O ato eleitoral é realizado, de acordo com o regulamento respetivo, por escrutínio secreto dos 19 membros que integram aquele órgão.
No final dos trabalhos, entrevistado pela Terra Nova, o reitor reeleito afirmou motivação para enfrentar os desafios (com áudio)