O Deputado do PSD Ulisses Pereira defendeu esta quinta-feira ser ”fundamental que se olhe para o mar como um todo e não como uma união de fileiras e de setores económicos”. O parlamentar falava na Conferência intitulada “O setor das pescas na Economia do Mar: Desafios futuros”, que teve lugar em Espinho, na qual preconizou o posicionamento de Portugal como líder mundial.
“A economia do mar é muito mais do que o conjunto das atividades económicas que se desenvolvem no mar. É a valorização mútua entre as diferentes atividades que ocorrem no mesmo espaço marítimo”, disse na Conferência inserida no projeto europeu, European Union of Fishing Network – Rede Europeia de Cidades Pesqueiras.
Referindo-se aos números da Economia do Mar em Portugal, defendeu que, independentemente do desempenho económico haverá sempre crescimento das atividades do mar. “Falar de Economia do Mar é falar de crescimento. É falar de futuro. É aproveitar o potencial que a nossa localização atlântica nos dá. Como tal, é essencial que se valorizem as atividades marítimas numa estratégia única, global e holística”, sustentou Ulisses Pereira.
Em Portugal, a Economia do Mar ultrapassa os 2,5 por cento do Valor Acrescentado Bruto nacional (2010).
Defendeu na sua intervenção ser hoje "consensual a existência de uma estratégia nacional de cariz político sobre o Mar, que reconhece o seu fator diferenciador, a nível internacional, e identitário, internamente”.
“O setor das pescas é preferencialmente o mais bem posicionado no caso português para que o crescimento da Economia Azul possa contribuir para o desenvolvimento de Portugal.