O vereador do pelouro de desporto da Câmara de Ílhavo quer racionalizar a oferta desportiva e não esconde que gostaria de reunir os clubes em torno do debate.
Aprofundar a relação dos clubes com o desporto escolar e a fuga à duplicação de meios em modalidades que levam os clubes a concorrer entre si são questões que Tiago Lourenço pretende alterar.
Uma das faces desses acordos terá sido alcançada na Gafanha do Carmo (Beira Ria e Grupo Desportivo) que tinha dois clubes no futsal mas que vão deixar de concorrer promovendo a especialização e o alargamento da oferta.
Preparado para iniciar as reuniões que irão levar aos acordos de cooperação financeira, o vereador do desporto afirma que a prática da vela é para “massificar”, sobretudo pela interligação dos clubes náuticos com as escolas.
Quando ao surgimento de um quadro cada vez mais “profissionalizado”, em várias modalidades, com atletas estrangeiros a entrarem em força nos clubes que jogam em modelos competitivos já exigentes, o vereador diz que é tempo de “parar para pensar”.
Tiago Lourenço admite que o ideal era garantir espaço para a formação nos escalões seniores mas afirma que atendendo a essa nova realidade o debate tem que ser feito com todos os clubes à procura das melhores soluções.
Levar os clubes a um trabalho mais próximo e focalizado é aposta do autarca (com áudio)