O futuro Centro Escolar de Sever do Vouga já está em fase de obra. A empreitada, adjudicada à empresa Construções Carlos Pinho, Lda, pelo montante global de 3.1 milhões, contempla a comparticipação de fundos comunitários. A calendarização aponta para um prazo de construção de 600 dias. Trata-se do maior contrato que a autarquia já celebrou diretamente.
A construção do novo Centro Escolar, com capacidade para 100 crianças no jardim-de-infância e 260 no 1.º Ciclo do Ensino Básico, permite a evolução para um equipamento sustentável, com baixos custos de manutenção, que garanta melhores condições de conforto aos alunos e professores.
Numa primeira fase, a Carta Educativa prevê a agregação dos alunos das escolas de proximidade da Vila, Pessegueiro do Vouga e Senhorinha.
“Suprir a carência de meios, combater o isolamento educativo, a dispersão de recursos financeiros e responder com eficácia às atuais exigências educativas são alguns dos objetivos a atingir com esta intervenção na rede educativa municipal”.
Trata-se de um investimento inscrito no Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar que visa garantir a igualdade de oportunidade de acesso a espaços educativos de dimensão e recursos adequados ao sucesso educativo.
O arranque da obra acontece poucas semanas depois da visita do novo coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que esteve em Sever do Vouga, no final do ano de 2017, para uma visita de reconhecimento.
O objetivo passou por dar início a um trabalho de proximidade que visa, sobretudo, concertar esforços para que o concelho usufrua das medidas existentes para os territórios de baixa densidade, do qual faz parte. As acessibilidades são um dos temas centrais.