A Câmara Municipal de Aveiro vai assinalar Semana Internacional dos Arquivos com a realização de várias atividades de promoção dos arquivos e do Arquivo Municipal. Esta ação integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
De 7 a 9 de junho serão desenvolvidas diferentes ações, destacando-se o Projeto “Museum of Us” um repositório de memória coletiva de Aveiro, construído de forma colaborativa.
O programa da Semana Internacional dos Arquivos começa no dia 7 de junho, sexta-feira, com uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A Evolução dos Arquivos”, com início pelas 14h30 no ATLAS Aveiro.
A moderação estará a cargo de Pedro Penteado, Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, e contará com duas intervenções: “Políticas em Arquivo” por Carlos Guardado da Silva, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e “Preservação Digital” por José Carlos Ramalho, Professor da Universidade do Minho.
Sábado das 9h30 às 17h00 terá lugar, no ATLAS Aveiro, a Oficina “Como conservar Material Fotográfico” onde serão dadas orientações de como preservar os materiais fotográficos, salvaguardando a memória da Cidade. Trata-se de uma palestra sobre Conservação de materiais fotográficos com lugar à execução de trabalhos práticos no Arquivo Municipal. A oficina será orientada por Luís Pavão um dos maiores especialistas do país em conservação e restauro deste tipo de materiais.
Para participar nesta oficina será necessário proceder a inscrição prévia.
O Dia Internacional dos Arquivos teve o seu início numa celebração instituída pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.
O objetivo da Semana Internacional dos Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação dos Arquivos, dar a conhecer o seu contributo para o desenvolvimento das instituições e o seu papel na preservação da memória da humanidade.