O PS revela preocupação pelas indefinições em torno da ligação ferroviária Aveiro – Vilar Formoso tomando por base declarações do Primeiro-Ministro, Passos Coelho, e do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, em Viseu, durante o dia de ontem. Na altura terá sido garantida a criação de um ponto de passagem, com estação em Viseu, mas ainda com dúvidas sobre a ligação a partir de Aveiro ou mantendo o nó da Pampilhosa como eixo referencial.
Eduardo Feio (PS) levantou as questões, na abertura da reunião de Câmara, revelando dúvidas quanto ao discurso do Governo quando, noutros momentos, Aveiro – Salamanca era apresentado como certeza."Há informação sobre a abordagem deste assunto nas reuniões da plataforma da A25? Limito-me a transmitir as declarações do Secretário de Estado. Penso que os estudos darão razão ao que temos dito sobre a competitividade da ligação direta Aveiro - Vilar Formoso. Não é o custo da obra que interessa. É o custo de transporte se tivermos que gastar mais uma hora no transporte de mercadorias".
Ribau Esteves diz que não há história em torno das declarações e desvalorizou a atenção dada ao assunto com a "falta de notícias no Verão". “A ligação é entre Aveiro e Vilar Formoso. Agora chama-se Leixões – Aveiro – Vilar Formoso. A plataforma base é Aveiro. Faz a interação dos portos de Aveiro, Leixões, Viana e Figueira. Uma das teses é que em termos financeiros será menos oneroso tratar das vicissitudes técnicas do troço existente. Há ainda o problema da linha do Norte. Teremos sempre que utilizar uma parte dessa linha. Entre Aveiro e Albergaria teremos que usar a Linha do Norte. Quanto mais linha do Norte usarmos menos competitividade teremos por força do tráfego na via. Se usarmos os 60 kms até à Pampilhosa ainda mais perdemos em competitividade. As equipas técnicas e as associações empresariais defendem um troço novo entre Aveiro e Viseu”.
No discurso sobre a ligação, Ribau Esteves assumiu como natural o facto da ligação entre Sines, Poceirão e Caia estar mais avançado no aproveitamento de peças processuais que serviram o dossiê do TGV. Ainda assim garante que a União Europeia reserva verbas (6 milhões de euros) para o desenvolvimento de projetos da ligação Aveiro – Vilar Formoso.