O Partido Socialista de Ílhavo considera que o reforço de oferta de vagas em creche no Município de Ílhavo deve ser “prioridade” da Câmara de Ílhavo e espera que em 2024 seja possível concretizar essa abertura.
A estrutura liderada por Domingas Loureiro (na foto) lembra que este é um objetivo ainda não concretizado “em qualquer solução visível que garanta oferta suficiente face à crescente procura”.
Em roteiro do PS pela freguesia, o tema esteve na agenda no contacto com a Direção da Associação de Pais da Gafanha do Carmo, entidade que procura mobilizar as diversas entidades para a procura de uma solução que garanta esta resposta social.
Domingas Loureiro (Presidente do PS/Ílhavo), Sérgio Lopes (Vereador do PS) e Fábio Vilarinho (líder da bancada do PS na Assembleia de Freguesia), transmitiram aos dirigentes da Associação de Pais que acompanham a “justa reivindicação e pugnarão” pela concretização da abertura de creche naquela freguesia no ano letivo 2024/2025.
Para esse fim, pede a requalificação do Edifício Socioeducativo da Gafanha do Carmo, de modo a que este possa acolher aquela valência, em condições que permitam a aprovação da Segurança Social e o consequente financiamento da resposta social.
“O PS manifesta satisfação por verificar que o trabalho liderado pela Associação de Pais da Gafanha do Carmo garantiu já o envolvimento do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Encarnação, IPSS com experiência na prestação deste serviço e que, em boa hora, aceitou o desafio de vir a gerir a creche na Gafanha do Carmo, assim que a Câmara Municipal concretize a requalificação do edifício referido”.
O tem estado na agenda política.
Em setembro de 2022, os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia da Gafanha do Carmo haviam apresentado uma moção que propunha recomendar ao executivo daquela Junta de Freguesia que encetasse diligências junto das diversas entidades, designadamente da Administração Central e da Câmara Municipal, para, em articulação com as forças vivas da comunidade, fosse viabilizada a instalação de uma creche naquele lugar, medida há muito reivindicada pelos habitantes.
Na altura essa moção foi chumbada pela maioria e o tema motivou debate entre partidos sobre a estratégia para alcançar os objetivos.
Agora, o PS reage com “satisfação” por que que apesar do chumbo “as forças vivas da freguesia têm mantido esta prioridade” mantendo-se também a disposição do PS de ter papel ativo nessa reivindicação.