O Município de Vagos viu aprovado, de forma definitiva, o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Vagos por parte do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.
O PAES é um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização de medidas ambientalmente sustentáveis, orientadas para o cumprimento das metas do Pacto Europeu dos Autarcas, cuja adesão foi aprovada pela Câmara Municipal de Vagos, no dia 22 de janeiro de 2015, e pela Assembleia Municipal de Vagos, a 27 de fevereiro de 2015.
O Plano de Ação para a Energia Sustentável reflete o compromisso assinado para o Município de Vagos, naquilo que são as medidas operacionais a implementar, tendo em conta as metas traçadas pela estratégia de política energética da União Europeia (UE) em matéria de redução das emissões de gases carbono num contexto de combate às alterações climáticas.
Estas medidas, representam um compromisso de redução de 21% das emissões CO2 até 2020. Salienta-se que o Município de Vagos também já havia subscrito o compromisso do “Mayors Adapt”. No final de 2015, as duas iniciativas fundiram-se no novo e integrado Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, adotando os objetivos da UE para 2030 e uma abordagem integrada à mitigação e adaptação às alterações climáticas.
O Presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado, marcou presença em Bruxelas, no passado dia 15 de outubro de 2015, onde foi apresentado este compromisso, considerado mais ambicioso, que representa uma redução de pelo menos 40% de CO2.