A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) assume o compromisso de vir a subscrever o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para a cooperação, criação de sinergias e inovação das medidas dirigidas às jovens gerações.
A ser subscrito por várias entidades representativas do Poder Local, o “Pacto INOVE Jovem” procurará promover a cooperação real e efetiva entre jovens e o Estado, através da definição de uma plataforma de convergência, com vista à promoção de políticas de juventude centradas no conceito de cidadania, em linha com as necessidades, os objetivos e as causas da juventude.
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, que integra já a Assembleia Municipal de Ílhavo, “a participação dos jovens na vida política, a partir do poder local, é uma realidade à qual a ANAM tem estado muito atenta e que deseja manter em destaque na sua agenda”.
“A criação das Assembleias Jovens tem-se revelado um sucesso, no sentido em que permite criar sinergias entre os municípios, implementar mais e melhores medidas direccionadas para os jovens, mantê-los informados e, acima de tudo, inseridos nas questões da cidadania e atividade política”.
O envolvimento dos jovens nas Políticas para a Juventude continua a ser um dos focos das assembleias municipais com mecanismos com a promoção de Assembleias Municipais Jovens.
Na lista de apostas do “Pacto INOVE Jovem” estão o Simplex Jovem, capaz de mitigar as barreiras à participação e aos direitos da Juventude; a criação Conselhos Municipais e Nacionais para a Justiça e Solidariedade Intergeracional e um órgão consultivo para as questões ligadas à sustentabilidade, sempre apoiado nas novas tecnologias.