A vereação de Ovar reuniu, esta manhã, em sessão extraordinária e aprovou o Auto de Transferência de Competências para os Órgãos Municipais no domínio da Saúde.
Confirmada a aceitação das competências numa negociação que prevê também a transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde de Ovar da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro para a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira).
Os utentes do concelho de Ovar passam a ser referenciados para norte a nível de referenciação hospitalar secundária, terciária e mesmo oncológica.
Sabe-se que o acordo que será apreciado e votado pela Assembleia Municipal não deverá enfrentar resistências internas uma vez que esta era uma ambição desejada pela população.
A transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde para a ULS de Entre Douro e Vouga ocorrerá, no limite, até 01 de janeiro de 2025 e a referenciação dos utentes para norte tem efeito a partir da assinatura do Auto de Transferência de Competências.
Com estas condições reunidas, a autarquia afirma-se disponível para acolher a transferência de competências no domínio da Saúde.
Domingos Silva, autarca vareiro, responde às críticas do PS e lembra que foi o Governo da Aliança Democrática a reverter uma decisão de um Governo PS.
“Não foi esta Câmara nem este Governo que prejudicaram a saúde dos cidadãos de Ovar, mas foi esta Câmara e este Governo que resolveram o problema, a bem das pessoas”, refere Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal, sublinhando que se trata de uma “conquista significativa e merecida para o povo do concelho de Ovar”.